Depois de ver o vídeo abaixo que demonstra a velocidade furiosa com que um trabalhador Chinês consegue empacotar um baralho de cartas decidi escrever este post.
E para responder à pergunta, diria que a maior parte das cartas vem mesmo da China embora algumas das marcas mais conhecidas tenham origem noutras paragens, como são os casos:
- Copag proveniente do Brasil.
- Kem, Bee, Bicycle são fabricadas pela United States Playing Card Company – fundada em 1867.
Após alguma pesquisa pela net, descobri o Alibaba (mas sem os seus 40 ladõres!).
Alibaba foi fundada em 1999 por Jack Ma com o objectivo de ajudar as pequenas empresas a encontrar clientes e fornecedores sem recurso aos serviços dispendiosos de intermediários. Neste momento tem mais de 500,000 membros registados.
Escrevi “plastic poker cards” no Alibaba e descobri que se podem comprar baralhos de cartas que variam entre $0,20 e $1 se fizermos encomendas superiores a 5k baralhos!
Vi também cópias muito fiéis de alguns modelos das marcas acima referidas, logo a resposta continua a ser China.
Por isso não se admire quando estiver a jogar e ver “Made in China” escrito na maior parte dos pacotes de baralhos de cartas.
É por estas e por outras que a economia da China está em forte crescimento.
Descobri também que existe quem alegue que as cartas foram inventadas pelos chineses quando começaram a baralhar notas de dinheiro em diferentes combinações e que a data mais provável é entre os séculos VII e X; logo China continua a ser a resposta.
E se agora fizesse a pergunta: qual a marca de cartas que eu prefiro para jogar poker? A minha resposta é pronta: Copag.
E vocês: qual a vossa marca de cartas favorita?
mas teem a certeza k sao humanos k estao ali a empacotar? lol impressionante a rapidez deles.
ResponderEliminarquanto a marca, é-me indiferente no sentido que não tenho experiencia nisso
abraço
COPAG sem dúvida
ResponderEliminarHumanos com "Super Poderes" talvez hehe
ResponderEliminarÉ mesmo I M P R E S S I O N A N T E !
Dessas, eu só conheci as Copag e as KEM das quais tive dois baralhos que se perderam nas mudanças de Coimbra para a Madeira e foram sem dúvida as melhores cartas em que já toquei :)
ResponderEliminar