Logo Betfair


Faz a tua 1ª Aposta de €20 e se perderes a BETFAIR devolve-te os €20 ;)

domingo, 8 de agosto de 2010

Poker vs Golf I

Há muito que queria escrever acerca da relação do Poker com o Golf.
Hoje em dia vemos vários jogadores “profissionais” de poker que também gostam de jogar golf. Os exemplos mais conhecidos são Phil Ivey e Daniel Negreanu que já por diversas vezes fizeram Grandes apostas nos relvados.
Erick Lindgren já fez uma aposta (que ganhou) em que teve de jogar 4 x 18 buracos abaixo das 80 pancadas no mesmo dia com o saco às costas! (só de escrever fiquei cansado, agora imaginar jogar 72 buracos com o saco às costas… uffaaaaaaaaaa)

E o inverso também é verdadeiro; jogadores profissionais de golf que também gostam de jogar poker. Alguns jogadores reúnem-se à tarde para disputar umas partidas de poker.

Se repararem ou coloquei “aspas” nos profissionais de poker e não nos profissionais de golf.

A maior diferença que vejo entre estas duas modalidades é a chamada profissionalização:
- no golf apenas podem disputar os circuitos profissionais (European Tour, PGA, etc) os jogadores que passaram na escola – sim, existe uma escola que os jogadores de golf têm de se qualificar para poderem ter direito a disputar estes torneios.
- no poker, qualquer jogador pode ser considerado profissional, desde que consiga viver à custa do poker ou desde que tenha algum resultado de relevo em torneios.

Isto leva à 2ª maior diferença entre estes 2 desporto/jogo:
- no poker qualquer jogador pode participar em mais de 99% dos torneios em todo o mundo desde que tenha o $ para o buy-in.
- no golf, apenas podem jogar os circuitos os jogadores profissionais (com excepção de um ou outro amador que é ocasionalmente convidado pelos sponsors – mas se ficar nos lugares premiados tem de rejeitar pura e simplesmente o prémios, ou então terá de se tornar profissional durante 3 anos).

A vida de um jogador profissional de golf e a de um jogador “profissional” de torneios de poker é muito parecida.

Aqui vão as semelhanças de que me consigo lembrar:
- ter de marcar viagens, hotéis e transportes;
- ficar normalmente fora de casa nos fins-de-semana. No golf os torneios disputam-se em 4 dias oficiais (de 5ª a Domingo), sendo que a 4ªfeira é normalmente aproveitada para a disputa do Pró-Am (equipas de 4 jogadores, sendo apenas 1 deles profissional). Apenas no Pró-Am é que os amadores de golf conseguem partilhar a relva ao lado de profissionais; ao passo que no poker qualquer pessoa pode calhar na mesa de Phil Ivey.
- algumas vezes existem leilões em que as pessoas pagam FORTUNAS para poder jogar o Pró-Am no grupo de Tiger Woods (e mais alguns jogadores). No poker existem os torneios de beneficência onde também por vezes os jogadores pagam para poder desfrutar da companhia dos jogadores de topo, como é o caso de Phil Ivey.
- o jogador de golf Nº1 do mundo é sem dúvidas o Tiger Woods. No Poker a maior parte dos jogadores elege Phil Ivey como Nº1. Estes 2 jogadores têm muitas parecenças quer desportiva quer fisicamente; embora Tiger esteja a milhas de ivey em relação a ganhos… à frente, claro!
- em ambos os casos os jogadores de topo têm um staff à sua volta: managers/representantes, treinadores, preparadores físicos, etc e normalmente são patrocinados pelas maiores marcas das respectivas modalidades – o engraçado aqui é que raramente se vê um jogador de poker patrocinado por uma marca de cartas ou de fichas, enquanto que no golfe, a maior parte dos profissionais são patrocinados pelos fabricantes das “ferramentas” (bolas, tacos, sacos, sapatos, roupa, etc).

E nem de propósito, este mês vamos assistir a um torneio de golf/poker durante o EPT de Vilamoura.

Os jogadores que quiserem participar terão de jogar golf numa modalidade chamada “Texas Scramble” (equipas de 4 jogadores onde todos jogam do mesmo sítio, escolhem a melhor bola e jogam outra x do mesmo sítio assim sucessivamente até acabarem o buraco) e consoante a classificação no torneio de golf, terão direito a uma % suplementar de fichas no torneio de poker.

Este torneio promete muita disputa porque normalmente os jogadores de poker já são muito competitivos. É fácil de imaginar que estes jogadores quando se aplicam também no golf, ficam ainda com mais “fome” de bola… Eu se pudesse jogava este torneio sem pensar 2 vezes.

Como este post já vai longo, amanhã coloco aqui a II parte onde vou fazer a comparação de termos/vocabulário utilizados em ambos os casos.

Eis o meu swing todo "escangalhado"...


Foreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee é muito parecido a F******…

- - -

Mudando de assunto...

Tenho jogado "muito" (muito para mim) na AZARTIA POKER e em torneios tenho apanhado cada uma que nem conto porque estamos todos fartos de levar, contar e ouvir Bad Beats.

Mas posso colocar aqui uma mão que fiquei de me atirar da janela.

Vejam bem o call do villan, na 1ª ronda de um $22 turbo HU...

***** Hand History for Game 9511147509 *****
NL Texas Hold'em $22 USD Buy-in Trny: 53880468 Level: 2  Blinds(30/60) - domingo, agosto 08, 19:02:32 CEST 2010
Table Heads-Up Speed [256 Max] (1978999) Round(0) Table #8 (Real Money)
Seat 2 is the button
Total number of players : 2/2
Seat 1: Filpac ( 2,442 )
Seat 2: kalle13 ( 3,558 )
Trny: 53880468 Level: 2
Blinds(30/60)
** Dealing down cards **
Dealt to Filpac [  3h Kc ]
kalle13 raises [166]
Filpac calls [136]
** Dealing Flop ** [ 6c, 9d, Jh ]
Filpac checks
kalle13 bets [196]
Filpac calls [196]
** Dealing Turn ** [ Jd ]
Filpac checks
kalle13 bets [588]
Filpac calls [588]
** Dealing River ** [ Qh ]
Filpac is all-In  [1,462]
kalle13 calls [1,462]
Filpac shows [ 3h, Kc ]a pair of Jacks with King kicker.
kalle13 shows [ 7d, 3d ]a pair of Jacks.
Filpac wins 4,884 chips from the main pot with a pair of Jacks with King kicker.

Is this for real?!?!?!?

4 comentários:

  1. Boas filpac,

    gostei bastante deste post. Eu jogo golf ha uns 8 anos, embora não o tenha podido levar mt a sério ate este momento, pk estava na universidade na covilhã e o campo mais próximo é em viseu :P
    o poker comecei ha uns 3 anos, mas apenas comecei a estudar o jogo e a leva-lo mais a serio desde ha um ano e meio, talvez 2 anos.

    Concordo que ha muitas semelhanças entre os dois desportos, principalmente por considerar que em ambos há necessidade de se ter um grande controlo emocional (tilt existe tanto no poker como no golf).

    Tou mortinho por ler o proximo post. :)

    abraço

    miguel mpato nunes

    ps: se pudesse tambem jogava o torneio de vilamoura sem hesitar. temos de marcar golfzinho um dia desses.. sou socio em ponte de lima. :D se vieres para esta zona, a partir do proximo ano apita :)
    abraço

    ResponderEliminar
  2. ps2: so vi agr a imagem do swing. Não sou um pro nem nada que se pareça, mas na minha opinião, estas a levar os braços demasiado atrás e alto no backswing, e ao mm tempo parece-me que movimentaste o joelho esquerdo em demasia para a tua direita. No entanto pareces ter acertado mt bem na bola e mantiveste a cabeça na bola em vez de a seguires o que é tecnicamente perfeito, por isso, se calhar os "defeitos" que eu aponto fazem naturalmente parte do teu swing :)

    vou tentar arranjar umas fotos do meu swing pra m poderes dar a tua opinião ;)

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo Pato. Desde que comecei a jogar golf que sempre fiz Over Back Swing devido à minha elasticidade nos braços - isto vem de muitos anos a jogar voleibol.

    Mas o impacto na bola até costuma ser bom. Este shot lembro-me muito bem que foi um ferro 6 que voou a direito qualquer coisa à volta dos 150mts.

    Ponte de Lima é um campo ainda mais "a pique" do que o Santo da Serra na Madeira, mas até gostei de jogar aí.

    Se der qualquer dia organizamos um torneio de golf quando houver um torneio de poker.

    GL nas mesas e na relva

    []

    Filpac

    ResponderEliminar
  4. claro.. a partir de janeiro devo começar a jogar os torneios do circuito nacional, principalmente solverdes e knckouts.. ai combinamos :)
    abraço

    ResponderEliminar